Links Úteis

Aliceweb – Sistema da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) para divulgar dados estatísticos a respeito das exportações e importações brasileiras.

Banco Central do Brasil – aqui você encontra todo tipo de informações a respeito do Sistema Financeiro Nacional como, por exemplo, o nível de reservas internacionais, taxa de câmbio e Selic vigentes, atas do Copom sobre a economia brasileira, leis e decretos que regulam o Sistema financeiro Nacional, comparativo das tarifas cobradas pelos diversos bancos, serviço de ouvidoria para apurar reclamações sobre as instituições financeiras, e muito mais.

BDI – Bovespa – O Boletim Diário de Informações da Bovespa fornece dados completos do Pregão, incluindo Comunicados recebidos das empresas negociadas, informações sobre Subscrições, Assembléias, Proventos, Leilões, comportamento dos Índices, entre outras. O BDI apresenta também dados dos negócios realizados no Mercado de Ações e no Mercado de Renda Fixa Privada (BOVESPA FIX), incluindo cotações, volume e quantidade de negócios.

BNDES – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.

Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) – site oficial da Bolsa de Valores de São Paulo.

Fundo Monetário Internacional (FMI) – aqui você encontra artigos econômicos, publicações e dados estatísticos sobre câmbio e balança de pagamentos de todos os países do mundo.

Google Acadêmico – serviço do Google especializado na pesquisa de artigos acadêmicos sobre os mais variados temas.

Google Books – serviço do Google onde se pode encontrar livros inteiros, ou apenas parte, disponíveis para consulta nos mais diversos temas.

Historicalstatistics.org – um portal dedicado a pesquisa historica estatistica, com foco principal em dados macroeconômicos da Suécia dos séculos XIX e XX. As series disponíveis são: PIB, inflação, emprego, taxa de juros, taxa de câmbio, população, oferta de moeda, mercado de capitais, horas trabalhadas, salários, taxas de lucros e indicadores de ciclos de negócio. Apesar das maioria dos dados serem sobre a Suécia, há dados disponíveis sobre outros países. As séries sobre salários, por exemplo, há dados de 1540 em diante e a de taxas de câmbio de 1658 em diante.

IBGE – Países – site muito interessante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) com dados sobre população, indicadores sociais, economia, meio ambiente, objetivos do milênio para praticamente todos os países do globo. Disponível em português, espanhol e inglês.

IPEA – o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações e seminários e, mais recentemente, via programa semanal de rádio e TV em canal aberto e fechado.

IPEA Data – site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) onde são divulgados os mais variados dados macroeconômicos da economia brasileira. Indispensável para o profissional que quer fazer previsões e análise de cenários utilizando técnicas econométricas.

MDIC – Site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Aqui você encontra informações sobre a política brasileira de incentivo a produção tecnológica, programas de incentivo a indústria e ao crescimento do comércio exterior brasileiro.

Open Science Directory – site em inglês com links para inúmeros periódicos gratuitos sobre os mais variados temas incluindo finanças, negócios, economia, estatística, etc.