IDH

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado e divulgado periodicamente pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mensurar o desenvolvimento econômico das nações.
O IDH leva em conta 3 fatores na sua composição: renda per capta, educação (alfabetização e taxa de matrícula) e longevidade (expectativa de vida ao nascer), cada qual com peso de 1/3 na formação do índice. Seu valor varia de 0 (países com menor desenvolvimento) a 1 (países com maior desenvolvimento).
O componente educacional consiste na taxa de alfabetização de adultos combinado com a taxa de matrícula no ensino fundamental, médio e superior ponderado de forma que o alfabetização em adultos tenha maior peso. A expectativa de vida é calculada usando como base um valor mínimo de 25 anos e um máximo de 85 anos de forma que um país que apresente 55 anos de expectativa de vida receberá nota 0,5. Para o fator renda os valores mínimos e máximos foram definido em $100 e $40000 respectivamente. Os três resultados variam de 0 a 1 onde 1 é igual a 100%.
Segue abaixo metodologia de cálculo:
[pmath size=8]IDH=(1/3)*(renda per capta) + (1/3)*(expectativa de vida) + (1/3)*(educação)[/pmath], onde:

A Renda per Capta é calculado como segue:

Renda per capta = PIB / nro habitantes

Obs: O valor de $8407 seria a renda per capta do país em questão. Repare que o fato da fórmula da renda envolver logaritmo representa a intenção de refletir a diminuição da importância da renda .

A expectativa de vida é calculada como segue:

Expectativa de Vida = [(valor para o país) – 25] / (85-25)
para o Brasil seria: (71-25)/(85-25) = 46/60 = 0,767

O componente educação é calculado como segue:

Educação = 2/3*(alfabetização adulto) + 1/3*(taxa de matrícula), onde:
Alfabetização adulto = taxa do país / 100
Taxa de matrícula = taxa do país / 100

Maiores informações pode ser encontradas no site das Nações Unidas clicando aqui

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*